Cress/PR participa de reunião preparatória para I Conferência Mundial de Seguridade Social

O Cress/PR e representantes da sociedade civil organizada, Ministério Público do Paraná e das secretarias estaduais da Saúde e do Trabalho e Assistência Social, participaram na sexta-feira (06) de reunião ampliada para discutir a participação paranaense nos eventos preparatórios para a I Conferência Mundial de Sistemas Universais de Seguridade Social, marcada para março, em Brasília.

cress-seguridade-social-01No encontro, realizado no auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), a presidente do Cress/PR, Jucimeri Silveira, apresentou uma análise histórica do Sistema Brasileiro de Seguridade Social (composto da junção das políticas de saúde, assistência e previdência sociais) desde a sua regulamentação na Constituição Federal de 1988 e, ainda, apontou caminhos para o fortalecimento da política de proteção social no País.

Jucimeri destacou a importância dos movimentos sociais e de representantes da sociedade civil para controlar e ampliar o Estado na direção das transformações necessárias. “É preciso garantir que a Seguridade Social esteja atrelada à política de geração de trabalho, emprego e renda. Defendemos um amplo e universal sistema de proteção social que articule políticas, implementando direitos como via de acesso a uma sociedade igualitária”, afirmou.

Ainda durante a reunião, os participantes apresentaram propostas a serem apresentadas durante o seminário nacional, que vai acontecer em Brasília de 04 a 06 de dezembro. O evento será preparatório a I Conferência Mundial sobre o desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social. O grupo também decidiu pela formação de uma comissão de trabalho para promover ampliar o debate sobre o tema no Paraná.

A delegação que irá representar as entidades não-governamentais paranaenses no Seminário Nacional foi escolhida durante a reunião e será composta por oito integrantes, entre eles a primeira-secretária do Cress/PR, Daraci Rosa dos Santos que irá representando o Conselho. As demais vagas serão ocupadas por dois delegados da Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT/PR) e um representante do Fórum Regional de Assistência Social (Foreas), Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná (Sinasp), Central de Movimentos Populares (CMP), Movimento Popular de Saúde (Mops) e do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde (Cebes).

A Conferência Mundial

A I Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Sistemas Universais de Seguridade Social, será realizada no período de 22 a 26 de março, em Brasília e irá reunir representantes do governo e dos movimentos sociais dos países particiantes do Fórum Social Mundial para estruturar as agendas políticas pela universalidade do direito à seguridade social nos âmbitos nacionais e internacionais.