Cress/PR apoia repudio a declaração do governador Roberto Requião

Em apoio a causa LGBT, o Conselho Regional de Serviço Social do Paraná (Cress/PR) repudia a declaração discriminatória proferida pelo governador Roberto Requião durante o programa Escola de Governo, transmitido pela TV Educativa na terça-feira (27).

Ao chamar o secretário da Saúde do Estado, Gilberto Martin, o governador paranaense fez um comentário infeliz associando o câncer de mama nos homens as manifestações da comunidade lésbica, gay, bissexual, travesti e transexual. “A ação do governo não é só em defesa do interesse público, é [em defesa] da saúde da mulher também. Embora hoje câncer de mama seja uma doença masculina também, né? Deve ser consequência dessas passeatas gay”, disse Requião.

Em nota, a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) lamentou a ação. “Infelizmente, seu comentário na ‘escolinha’ do governo (…) não foi de bom tom”. Felizmente, a plateia não deu gargalhadas e o Secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, foi feliz nas suas colocações a respeito”, diz a nota. O documento informa ainda que até o momento, 19 gays e travestis foram barbaramente assassinados no estado do Paraná.

Apesar da declaração, ABGLT enviou um ofício ao governador onde solicita uma audiência para discutir o andamento da implementação das propostas aprovadas pela 1ª Conferência Estadual LGBT, realizada em 2008. “Afinal, consideramos o senhor um aliado. Estamos juntos contra todas as doenças, inclusive o câncer de próstata”, diz o pedido assinado pelo presidente da associação, com sede em Curitiba, Toni Reis.

Para o Cress/PR o apoio às reivindicações da comunidade LGBT representa a luta dos assistentes sociais e o principio central do código de ética da categoria, determinada a garantir a liberdade e eliminação de todas as formas de preconceito.