Confira os principais repasses da assembleia geral

A Assembléia Geral Ordinária do CRESS/PR, realizada no último sábado (17), na sede do conselho em Curitiba, reuniu representantes dos NUCRESS e assistentes sociais da base, além de estudantes, que totalizaram uma participação de 30 pessoas.

A conselheira presidente Jucimeri Silveira debate a precarização do Ensino e as mobilizações políticas da categoria
A conselheira presidente Jucimeri Silveira debate a precarização do Ensino e as mobilizações políticas da categoria

Os repasses do 38º Encontro Nacional do conjunto CFESS/CRESS abriram os trabalhos do dia. A conselheira presidente do CRESS/PR, Jucimeri Silveira, chamou atenção para as discussões sobre a precarização do ensino de Serviço Social, destacando o papel do conselho na vigilância, sobretudo, dos cursos à distância. “Não podemos negar a oportunidade para que profissionais de outras áreas conheçam mais sobre o Serviço Social, mas devemos ter restrições quanto ao atendimento ao usuário, à prática do assistente social”, afirmou. Jucimeri lembrou ainda da questão das práticas terapêuticas, para a qual o CFESS manifestou-se contrariamente, embora apoiado, segunda ela, numa argumentação em desacordo com a realidade da prática profissional.

As conselheiras Ilda Lopes Witiuk e Leovalda Moreira, integrantes da delegação do CRESS/PR que participou do encontro nacional, deram continuidade aos repasses das deliberações do conjunto. O relatório final do 38º Encontro Nacional CFESS/CRESS você confere aqui.

Organização política

Um dos principais temas trazidos pelo encontro nacional e socializado com o pleno durante a assembleia foi a organização política da categoria pelos sindicatos. Jucimeri destacou a necessidade de atuação conjunta entre o conselho e o Sindicato dos Assistentes Sociais do Paraná (Sinasp), cuja presidente, Lucimeri Bezerra, esteve presente na assembleia.

“Devemos atuar juntos na formatação de um projeto de lei que defina a questão das anuidades, para evitar que a relação entre o conselho e o sindicato resulte na mesma situação por que passa nossos companheiros e companheiras do CRESS do Rio Grande do Sul (saiba mais aqui)”, disse Jucimeri. Lá, uma decisão judicial inédita obrigou ao conselho o pagamento de multa e revisão do valor das anuidades dos profissionais. “Retirar a anuidade afeta no poder de autoregulamentação dos conselhos regionais. E afetar esse direito é promover a desregulamentação da profissão”, disse.

A presidente do Sindasp, Lucimeri Bezerra, solicitou a palavra para divulgação da assembleia extraordinária que deverá definir os representantes da categoria no III Confenas – Congresso Nacional Sindical da Federação Nacional dos Assistentes Sociais. Segundo edital enviado pelo Sindasp, a Assembleia será realizada no dia 27 de outubro, na rua Nilo Cairo, 450, a partir das 18h com a participação dos profissionais que estiverem quites com o sindicato.

Neste ano, o CONFENEAS será realizado em Brasília, entre os dias 18 e 20 de novembro com o tema “As relações no mundo do trabalho do assistente social: Uma construção coletiva é possível”. As inscrições variam de R$ 40 a 80 reais, para estudante, profissional sindicalizado e não sindicalizado respectivamente. Mais informações: www.saserj.org.br/Confenasfolder.pdf

Representante da diretoria durante repasse aos Nucress
Representante da diretoria durante repasse aos Nucress

Prestação de contas

O balancete preliminar de prestação de contas foi apresentado juntamente com o histórico de eventos desenvolvidos pelo CRESS/PR ao longo deste ano, ou que demandaram participação dos conselheiros. Com o apoio da nossa assessoria contábil, a conselheira Leovalda Moreira apresentou os principais números deste ano e destacou o índice de inadimplência dos profissionais, na casa dos 43%.

“Nós precisamos trabalhar com uma taxa de inadimplência menor porque ela é considerada para o resjuste da anuidade. Quanto mais pessoas estiverem em dia, maior é a possibilidade de manutenção da anuidade”, afirmou.

Em 2009, o CRESS/PR participou de diversos eventos de valorização e defesa da categoria, bem como promoveu ações e atividades aos profissionais do Estado.

Confira as principais realizações do conselho este ano:

> Encontro com as unidades de ensino de Serviço social e debates sobre a nova regulamentação de estágio em Paranavaí, Maringá e Guarapuava;

> Diálogos do Cress com a categoria em Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba

> Café com cultura

> Ações para o Dia do Assistente Social (palestras, peças de divulgação e encontros de confraternização)

> Palestras nos NUCRESS

> I Encontro Estadual Sociojurídico

> Participação em Grupos de Trabalho nacionais do conjunto

> Participação em conselhos de Políticas Públicas e conferências municipais e regionais

> Licitações para contratação de assessoria de comunicação,serviços de recepção e portaria, empresa de organização do IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais, empresas de serviços gráficos, serviços de limpeza, conservação e copa

Aquisição de equipamentos de infraestrutura

Reajuste

Segundo orientação do CFESS, a assembleia votou pelo reajuste no valor da anuidade do conselho em 5%.

Plano de metas

As ações para 2010 do CRESS/PR contemplam os seguintes eixos da Política Nacional de Fiscalização:

> Potencialização da ação fiscalizadora para valorizar, defender, fortalecer e publicizar a profissão;

> Capacitação técnica e política dos agentes fiscais e membros da COFI para o exercício da orientação e fiscalização;

> Articulação programática entre CFESS/CRESS, ABEPSS, unidades de ensino e representações locais de estudantes;

> Inserção do conjunto CFESS/CRESS nas lutas em defesa da ampliação e garantia dos direitos, das políticas sociais e da democracia na direção de uma sociedade igualitária;

Interiorização do Cress/PR

Durante à tarde, os participantes da Assembléia, entre eles representantes do Nucress de Campo Mourão, Guarapuava, Ponta Grossa além da seccional de Londrina trataram das ações previstas para mobilizar a categoria ainda este ano. No encontro também houve espaço para orientação financeira para melhor utilização das verbas anuais dos núcleos.

Na assembléia, Juliana Moraes – representante do Centro de Referência LGBT – anunciou a parceria com a Secretaria de Direitos Humanos para a realização de um seminário sobre serviço social, direito e psicólogos a ser realizado nas cidades de Paranaguá, Guarapuava, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. “O espaço será utilizado para troca de informações ente os profissionais que atuam com a questão”, afirmou.

A política de interiorização do Cress/PR também foi lembrada por Reginaldo Vileirine, da Comissão de Ética ao tratar do projeto “Ética em Movimento” realizado em Curitiba, Guarapuava e Cornélio Procópio. A atividade, baseia-se num curso de capacitação ministrado pelo conjunto Cfess/Cress para multiplicar o conteúdo dos módulos Ética e Sociedade, Ética e Práxis Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais. “Com o curso, os profisisonais passam a compreender a ética como parte do cotidiano, tanto na vida, quanto na profissão”, avalia.

O encontro foi encerrado após repasse de informações sobre os assentos ocupados pela categoria nas comissões de políticas públicas e da mobilização em torno do IV Congresso Paranaense de Assistentes Sociais, a se realizar no próximo mês.

Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.