CRESS/PR participa da Parada da Diversidade LGBT

Crianças, jovens e famílias inteiras prestigiaram a 12ª edição da parada da diversidade LGBT (Lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), realizada no último domingo (27) em Curitiba. Com o tema “Seus direitos, nossos direitos, direitos humanos”, o evento reuniu, segundo a organização, mais de 120 mil pessoas, entre representantes de movimentos sociais, categorias profissionais, como o CRESS e  sociedade civil organizada que se engajaram pelo fim da violência e impunidade contra a comunidade LGBT.

parada01
Parada reuniu cerca de 120 mil pessoas

A abertura oficial da manifestação foi realizada por Marcio Marins, coordenador geral da Associação Paranaense da Parada da Diversidade (APPAD) – organizadora do evento. Marcio aproveitou a presença do deputado federal Dr. Rosinha – coordenador da Frente Parlamentar LGBT no Paraná – para reivindicar a aprovação imediata, no senado federal, do projeto de lei nº. 122/2006, que penaliza a homofobia assim como já acontece com outros atos discriminatórios.

“Não queremos afrontar a igreja evangélica ou quem quer que seja, queremos ter o direito a amar e ser respeitados” disse Marcio, ovacionado pelos presentes. Após o discurso, os organizadores do evento fizeram uma contagem regressiva para o início da passeata que percorreu mais de 1100 metros ao som de música eletrônica e de informações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e em favor do respeito mútuo.

Durante todo o trajeto na Avenida Cândido de Abreu, principal centro econômico e político de Curitiba, o CRESS/PR esteve representado como instituição parceira do movimento LGBT.  Na oportunidade, faixas e o texto do manifesto divulgavam a campanha do conjunto CFESS/CRESS pela livre orientação e expressão sexual. Diz um trecho do manifesto:

O CRESS/PR une-se aos movimentos sociais na perspectiva da construção de uma sociedade livre, igual, solidária e humanizada. Neste sentido, dar visibilidade à comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e às suas reivindicações enquanto segmento da sociedade, estimado em 20 milhões de cidadãos e cidadãs brasileiros, que ainda não gozam da cidadania plena, é um dever de todos nós e em particular dos/as Assistentes Sociais que em seu código de ética profissional tem como principio central a liberdade como valor ético central e a eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade.

parada03
Representantes do CRESS/PR na parada LGBT

Representando o CRESS/PR, participaram a vice-presidente da instituição, Elza Campos que também atua na Comissão de Direitos Humanos e na União Brasileira de Mulheres do Paraná, além da conselheira fiscal Sueli Coutinho, a assistente social Miriam Zampiri e a primeira secretária do CRESS/PR, Daraci Rosa dos Santos, também representante da luta da Marcha Mundial das Mulheres no combate a violência, machismo e preconceito contras as mulheres e LGBTs.

A passeata foi encerrada no estacionamento do Palácio Iguaçu onde foi montado o palco principal do evento que foi marcado pela união de diferentes categorias e pela presença massiva da família e simpatizantes da causa LGBT.

>> Mais fotos

teste_icon Leia a íntegra do manifesto da campanha:
O amor fala todas as línguas: Assistente Social na luta contra o preconceito