Eventos mobilizam CRESS da Região Sul

Os CRESS do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se encontraram em Curitiba entre os dias 15 e 18 de julho para discutir temas prementes da categoria e preparar-se para o Encontro Nacional CFESS/CRESS, que será em Campo Grande, de 6 a 9 de setembro.

Dois eventos foram realizados: Seminário Regional das COFIs e o Encontro Descentralizado da Região Sul.

O Seminário Regional das COFIs tratou do Estágio, Ensino a Distância em Serviço Social e Atribuições Profissionais. Discorreram sobre o assunto a presidente do CRESS/PR, Jucimeri Isolda Silveira, e o membro da COFI e conselheiro Elias Souza.

O Encontro Descentralizado da Região Sul, por outro lado, abordou o Trabalho, Riqueza e Direitos no Brasil, tema central do conjunto para o ano de 2009. A mesa de abertura contou com a participação de  Ivanete Boschetti, presidente do CFESS, e de Alfredo Batista, conselheiro do CRESS/PR  e docente da Unioeste. Enquanto este fez uma análise marxista da relação entre riqueza e trabalho na sociedade atual, aquela falou do projeto ético-político profissional da categoria e de como ele se insere na sociedade capitalista.

Participaram do evento os conselheiros, agentes fiscais e coordenadores técnicos dos CRESS da Região Sul, representantes do CFESS e assistentes sociais inseridos nos debates. Estes eventos caracterizam-se como aprimoramento e preparação da delegação de cada CRESS, formada por conselheiros da diretoria e representantes da base, para os debates que ocorrerão em setembro, quando o conjunto definirá as estratégias de ação da categoria nas diversas temáticas.