Nota Pública

Ana Ligia GomesO CRESS/PR divulga nota pública assinada por assistentes sociais reconhecendo o notável trabalho de Ana Ligia Gomes na Secretaria Nacional de Assistência Social e repudiando sua exoneração. A luta por constituir a Assistência Social como política pública, com responsabilidade clara do Estado frente às necessidades sociais da população brasileira, sempre teve entre seus quadros mais destacados Ana Ligia Gomes.

Todos que militamos nessa área sabemos que a construção de uma nova concepção de Assistência Social é produto da luta coletiva de muitos sujeitos sociais que enfrentam uma sociedade conservadora, orientada por valores morais discriminatórios e preconceituosos que se expressam de diferentes formas nas relações sociais.  Mas também sabemos que ela se faz por sujeitos singulares da envergadura de Ana Ligia Gomes.

Assistente Social, militante da área, pesquisadora da política pública, destacada figura na organização da categoria dos assistentes sociais, não hesitou em assumir o desafio, no Governo Luis Inácio Lula da Silva, de materializar o ideário pelo qual lutamos desde antes da Constituição de 1988 e de constituir a assistência social como campo específico no conjunto das políticas públicas. Nos diferentes espaços de trabalho assumidos por ela no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), demonstrou sua conduta ética e integridade profissional, reveladas pelo compromisso com a população e lealdade ao governo. Também aceitou assumir posição clara em defesa da política de assistência social, mesmo sofrendo, em inúmeras circunstâncias, desgastes pessoais, os quais para ela eram de menor importância frente ao seu compromisso público.

Por isso, nós, intelectuais, pesquisadores e militantes da Assistência Social, assumimos publicamente nosso débito com Ana Ligia Gomes. Com ela como secretária nacional da Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (SNAS/MDS), tivemos espaço de diálogo, nossas críticas foram ouvidas e fomos convocadas para nos colocar ao lado de quem assumiu como missão construir e materializar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Nosso tributo a essa grande figura humana e profissional e à sua luta pela defesa da Assistência Social está registrada na história desse país. Nosso mais profundo respeito pela pessoa pública, que ofereceu seu saber e sua competência profissional a serviço de um projeto institucional, enfrentando corajosamente os enormes desafios que essa tarefa política envolve.  Como todos nós, certamente Ana Lígia sabe que essa luta não se encerra em cargos públicos, embora estes, quando assumidos com desprendimento pessoal e compromisso, se tornem estratégicos para a direção política a ser conquistada.  Se o SUAS hoje é debatido em todo o país, em parte devemos à sua coragem! Como não relembrar sua decisiva participação na VI Conferência Nacional de Assistência Social, em 2007, quando apontou o rumo político para a qualificação do SUAS, sendo ovacionada pelo público, que lotava a plenária?

O momento político é de apreensão. Ana Ligia Gomes foi exonerada da Secretaria Nacional da Assistência Social justamente quando o debate sobre o SUAS e o CEBAS ganha contornos bastante preocupantes, estando em disputa na sociedade conquistas presentes na Lei Orgânica da Assistência Social.  Se essa saída deveu-se à sua luta e à lealdade aos princípios históricos que embasam a construção da assistência social como política pública – o que só a engrandece -, a história nos mostrará!

Esteja certa, Ana Lígia, do nosso reconhecimento pela direção firme, democrática e transparente que você imprimiu no curto período em que esteve à frente da SNAS, uma revolução no debate e na prática da Assistência Social em nosso país. E isso todos nós lhe devemos. Como você, defendemos a Política de Assistência Social, pública e gratuita, afiançadora de direitos da população, e estamos certas de que com você continuaremos nessa luta nos vários espaços em que ela se trava.

Julho de 2009.

Assinam esta nota: Aldaíza Sposati, Beatriz Augusto Paiva, Berenice Rojas Couto, Denise Colin, Jucimeri Silveira, Maria Carmelita Yazbek, Mariangela Belfiore Wanderley, Maria do Rosário Correa de Salles Gomes, Maria Luiza Rizotti, Neiri Bruno Chiachio, Raquel Raichelis, Rosangela Paz, Valdete de Barros Martins