Cress participa de conferência sobre segurança e direitos da mulher

conferênciaOcorreu, no sábado 27 de junho, das 14h às 17h, a Conferência Livre de Segurança Pública. O encontro se deu no Centro Che, na Praça Generoso Marques.

Cerca de 50 representantes do movimento feminista (homens, mulheres, estudantes, acadêmicos de várias áreas, trabalhadores e trabalhadoras dos diversos setores das políticas sociais, ONGs e movimentos sociais) e o IDDEHA, representado por Adriana Maria Matias, participaram.

O objetivo foi debater questões relativas à segurança da mulher e formas de garantir seus direitos a partir de políticas públicas.

A discussão teve três momentos. No primeiro, de tom mais teórico, falaram: a professora Maria Rosa Chaves Kunzle, doutoranda em História pela UFPR, que resgatou o histórico já superado da mulher sendo vista como um ser inferior; a Tenente Luci Aparecida Rocha Belão Lubel, que discorreu sobre como têm sido tratadas pelo poder público as denúncias relativas à Lei Maria da Penha; e a primeira-secretária do Cress/PR (representando também a Marcha Mundial das Mulheres), Daraci Rosa dos Santos, que abordou as políticas públicas previstas pela Lei e pelo Plano Nacional de Política para as Mulheres.

No segundo momento, houve um trabalho de grupo no qual foram debatidos princípios e propostas para a superação da violência contra a mulher. No terceiro e último momento, teve lugar a plenária de aprovação das propostas.

A conferência serviu não só para informar como também para esclarecer muitos pontos a respeito dos direitos da mulher.